Dicas para Economizar

Orçamento Familiar – Dicas para Economizar

Oi pessoal,

Tudo bem com vocês?

Eu sempre fui interessada por finanças pessoais e, desde que me mudei para morar com Xand, tenho tentando aplicar algumas coisas do que leio na nossa rotina, para tentar juntar um dinheirinho a mais, me organizar melhor e alcançar meus sonhos. Claro que para todo mundo finanças pessoais é diferente. As vezes algo que funciona para um não funciona para outros, mas o ideial é ir testando as dicas de profissionais e ver o que funciona para você.

Eu não sou nenhuma profissional, mas achei que seria divertido dividir com vocês algumas diquinhas que funcionam para mim. o que acham? São coisas bem simples, mas que a gente acaba não fazendo no nosso dia-a-dia e, por isso, acabamos perdendo, ou deixando de juntar dinheiro. Prontos?

 

Dicas para Economizar
Dicas para Economizar

 

A primeira dica, que eu leio em todos os livros, que é a mais díficil de seguir, mas que, provavelmente, é a que mais vai fazer diferença, é que você precisa mudar primeiro o seu jeito de pensar. Normalmente, quando recebemos nosso salário a gente pensa: “eu vou pagar as contas, comprar as coisas que eu quero e, o que sobrar, eu vou economizar”, não é mesmo? O problema é que no fim do mês não sobra nenhum dinheiro para você economizar… Interessante, não?

A verdade é que esse método de economizar no fim do mês não funciona, o que todos temos que aprender a fazer é poupar antes de gastar. Ou seja, primeiro você decide quanto dinheiro você vai poupar todo mês, depois você reserva esse dinheiro e, por último, você paga as contas e todo resto. Eu sei que parece difícil, e é mesmo, porque todos crescemos vendo nosso pais fazerem o contrário e dá um certo medinho de que, se você economizar primeiro, não vai sobrar dinheiro para pagar todas as contas. Mas a verdade é que precisamos nos policiar para as nossas contas caberem dentro do que sobrar daquilo que poupamos, e não poupar o que sobrar da contas, porque a verdade é que nunca sobra…

Budget Plan - Como Organizar suas Finanças em 2018
Budget Plan – Como Organizar suas Finanças em 2018

A segunda dica, é criar um orgamento mensal e um orçamento semanal, assim você pode acompanhar suas despesas e ver no que você pode melhorar. Eu tenho feito isso aqui em casa e tem me ajudado muito, só no último mês nós gastamos 24% a menos do que gastamos no mês anterior, tudo graças ao acompanhamento semanal. E o bom é que esse dinheiro não gasto com besteira pode ser juntado para uma viagem ou para algo especial para o casal! Eu já fiz um vídeo mostrando como eu faço o orçamento mensal e semanal aqui de casa, se vocês quiserem ver é só clicar aqui.

Dicas para Economizar
Dicas para Economizar

A terceira dica é desenvolver senso crítico conosco. O que eu quero dizer é que precisamos aprender a distinguir as coisas que nós precisamos das coisas que nós queremos. As coisas que precisamos são o essencial que não conseguimos viver sem (comida, sabonete, desodorante…). O resto é, normalmente, coisas que queremos, e essas coisas não precisam ser compradas imediatamente. O que eu tenho feito, e que tem funcionado para mim, é uma Wish List onde eu escrevo todas as coisas que eu quero e vou comprando aos pouquinhos. Cada mês, se tiver espaço no orçamente, eu compro uma outra coisa. Mas, o mais interessante, é que muitas vezes eu anoto alguma coisa na Wish List e, quando vou comprar, eu percebo que nem quero mais, sabe? Que era só consumismo,.. E aí, nem compro. O que é bom, porque provavelmente seria uma compra que eu faria e nem usaria.

Por fim, eu super sugiro que vocês façam lista para tudo. Eu não sei direito qual o poder da lista (rsrsrsrsr… eu e o xand até brincamos sobre isso), mas desde que eu comecei a fazer lista das coisas que eu precisava comprar (mercado, farmácia, frutas), o preço final da compra começou a cair muito (quase metade) e nunca mais passou o orçamento. Por que? Eu realmente não sei (rsrsrsr), continuo comprando as mesmas coisas de antes, mas a verdade é que desde começamos a lista, nunca mais ficamos fora do orçamento nas coisas que precisamos comprar. Então fica a dica, talvez seja meio mágico (rsrsrs), mas funciona mesmo!

Dicas para Economizar
Dicas para Economizar

Bem pessoal, eu espero ter consigo ajudar um pouquihno. Como eu falei, isso é o que funciona para mim, mas você só vai saber o que funciona para você quando você começar a testar e talvez esses sejam os primeiros passos.

Beijos,

Vivi Rodrigues.

Um comentário em “Orçamento Familiar – Dicas para Economizar

Deixe uma resposta